sábado, 20 de fevereiro de 2010


OS ANOS 70


Lisboa - 1974 - 1984

Outros afazeres inadiáveis.
Grande e inadiável actividade sócio-política atravessa a época. Essas coisas da expressão artística são relegadas para o esquecimento. O pouco que é realizado enquadra-se no tipo de vivência desses tempos e abrange o campo da comunjcação visual,

Vinhetas para a Comissão de Moradores do bairro da lata e para a Associação 25 de Abril



Diploma de participação das crianças nas comemorações do aniversário do 25 de Abril 
Cartaz anunciando os cursos de comunicação visual na Biblioteca Operária Oeirense






Paris - 1970 - 1974

O Pequeno Túmulo do Sr. General, 1971, Objectos diversos sobre caixa. Recpberto de gesso atirado, 120 x 60 x 50
A quarta dimensão
Nos efervescentes anos dos finais de 60 nem de outra maneira podia ser. Numa viagem pelo tridimensional experimenta-se a associação de objectos para obter construções volumétricas, portadoras de "mensagens", sempre afirmativas de fazer de uma maneira espontânea. Ausência de cor. Branco manifesto, sem que por lá se neutraliza a aparência, antes libertando o volume, sublinhando a mensagem.
E o experimentalismo prossegue por áreas do cinetismo, utilizando motores eléctricos para obter, através de sistemas mecanicos, movimentos aparentemente aleatórios, imprevistos e imprevisíveis.
Das fotos que ficam, a Espiral Torcida gera cores em movimentos de elipse que sobem sem fim há vista.
A Amiba Pesquizadora é de uma sensualidade estranha e intensa. Sob o véu/invólucro (collants remendados) as saliências aparecem e desaparecem ao sabor de não se sabe qual vontade ou desejo,  de mistura com os ruidos que os seus mecanismos geram.





A Amiba Pesquizadora, 1974, Motor eléctrico, sistema mecanico de movimentos de vai e vem envergadura -+ 120




A Espiral Torcida, Lâminas metálicas coloridas movimentadas por motor eléctrico

São exemplos da pesquisa realizada então, obtendo o efeito de objectos aparentemente incontroláveis, alguns agressivos ouros sedutores.
Já a teia da Aranha Desejada, como teia que se preza, é imóvel e estável, mas a mobilidade dos pontos de luz que a iluminam criam impoderàveis reflexos, indefinidos reflexos que se passeiam na teia e que manifestam o intenso desejo pela aranha ausente.
O aspecto lúdico destes objectos, estranhos e de presença impositiva contêm em si mesmos atracção e exercem e estabelecem um discurso de imponderável significância (de que?) que remetem para a sedução e repúdio em simultâneo.








O Vale dos Ovos, 1971, Objectos diversos sobre aglomerado recoberto de gesso atirado, 80 x 75











         

  A Aranha Desejada, 1970, Fios metálicos em estrutura sob tensão


Modelo vivo. Desenhado soobre rolos de papel, em fracção de segundos, irreptível e arriscado.