quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010


OS ANOS 90


 1996 - 2003

Os retratos das ausências são a explicitação do percurso de 93 a 96, com algumas diferenças significativas: as formas cingem os corpos e uma luz dourada e colorido acentuado invadem as telas. As deformações estão ausentes. Trata-se agora de retratos, enquanto tal, mas se assim é não temos presenças visuais explícitas. É como se de ausências se tratasse, como dizer que ali estiveram, permanecendo indefinidos. A atitude é presente, mas só ela. É o gesto da personagem que fica marcado no espaço figurativo e só ele. E as diferenças com a fase anterior estendem-se ao modo de fazer. Pintura mais elaborada, com precisão de desenho e sucessivas veladuras, trabalhando o desfazer da cor e originando progressivos planos de profundidade. A composição ganha presença no seu conjunto e define atmosferas específicas,
De-per-se, 2000, Pastel sobre papel, 97,5 x 63




Reflexão, 2001, Óleo sobre tela,150 x 100
Amanhecer de Quinta-feira, 2002, Óleo sobre tela, 162 x 130


Ainda, 2000, Óleo sobre tela,92 x 73
Violeta de Maio, 2002, Óleo sobre tela,  92 x 73

É ele, 2000, lápis sobre papel, 100 x 71 
A Outra; Aqueloutra, 2001, Óleo sobre tela, 146 x 97; 146 x 97


Montijo - 1993 - 1996



 A estranha história da deformação dos corpos. As figuras surgem como que esvaziadas guardando somente a presença do que está ausente. É como que manter o invólucro quando o conteúdo foi suprimido. A resultante surge como que a declamação do mistério sugerido, Acrescentando uma sistemática deformação da representação, a relação entre o sugerido e o representado torna-se dúbia, tanto mais que as formas  "amolecem" na luz difusa quando os materiais utilizados permitem facilmente essas características. Já na utlização do lápis procura-se a firmeza do contorno e a explicitação clara das superfícies.



Sou Eu, 1996, Pastel sobre papel, 60 x 45



Alguém; Ele, 1998, Óleo sobre tela, 138 x 70; 138 x 70
Alguém
O Olhar Sereno, !996, Pastel sobre papel, 60 x 45


As Três Virtudes a Preto e Branco. 1993, Lápis sobre papel, 93 x 57, 93 x 50, 93 x 57



As Meias Roxas; O Manto Azul, 1994, Pasrtel sobre papel, 100 x 80; 100 x 80

















Encontro em Rosemberg, 1995, Óleo sobre tela, 100 x 80

Lidando com o antropomorfismo explícito, que não com a representação da figura humana. estabecem-se representações como que "naives", enquanto "imagens de epinal", contando por vezes histórias.
Função do tipo de material utilizado, esboçam-se ambientes lunares, dada a coloração esbranquiçada que salienta as figuras. Falsas molduras, fazendo parte integrante da representação, rompem o equilíbrio e ajuntam cor ao conjunto, de modo discreto ou pontual. É um mundo fantasmagórico onde as personagens não são exactas, não têm braços, não pertencem ao mundo do dia a dia. Corpos deformados, dando primazia a um discurso de intenções mais do que contando coisas reais.

Figura com Risco Verde, 1996, Óleo sobre tela, 100 x 80








O Paraíso, 1994, Lápis, lápis de cor e pastal sobre papel, 100 x 80; 100 x 80